09 julho, 2015

Promoção da Leitura – 1º Ciclo

A Professora Bibliotecária assumiu o papel de “Aedo” e aí foi ela, ao longo do ano, percorrer 3 escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento: Poutena, Chãozinho e Paredes do Bairro, para promover algumas das obras das Metas de Aprendizagem de Português sugeridas pelos Colegas desse nível de ensino! Teve que as preparar, produzir fichas de consolidação e criar atividades de motivação ao gosto dos interesses desta faixa etária.
Realizou vinte e quatro promoções de leitura (duas para cada ano de escolaridade). Na nossa escola contou com a preciosa colaboração das voluntárias da leitura da Biblioteca Escolar, Maria Neves, Beatriz Coelho, Andreia Ferreira e Jéssica Gomes que desde o início do ano letivo estiveram presentes duas vezes por semana, nas duas salas do 1º ciclo. Para além de terem colaborado com a Professora Bibliotecária, sendo elas as mediadoras de leitura das obras, leram e promoveram outros livros (do Plano Nacional de Leitura e não só).
Reconhecidamente, a Biblioteca agradece às suas voluntárias da leitura, todo o empenho e sentido de responsabilidade que demonstraram no desenvolvimento desta atividade.
Obras promovidas: “A Revolução das Letras”, de António Pina; “Corre, corre cabacinha”, de Alice Vieira; “O Gato e o Escuro”, de Mia Couto; “Trinta por uma Linha”, de António Torrada; “Aquela Nuvem e Outras”, de Eugénio de Andrade”; “O Elefante Cor-de-Rosa”, de Luísa Ducla Soares; “Contos para a Infância”, de Guerra Junqueiro e “Teatro às 3 Pancadas”, de António Torrado.
Ao todo, realizaram-se 32 promoções da leitura. É obra!

Noémia Mª M. Lopes (Professora Bibliotecária)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails