14 maio, 2013

Literacia da Leitura | Concretização de um projeto colaborativo

A nossa biblioteca desenvolveu um trabalho colaborativo articulando a disciplina de Português, o  Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) e o Projeto Educação para a Saúde.
Dirigido às turmas do 5º ano, a atividade consistiu na produção de um conto original e criativo e os alunos que quiseram participar, foram apoiados pelos materiais produzidos pela biblioteca escolar: guião de utilizador e ficha de aplicação.
Os outros materiais de apoio que serviram de motivação para concretizar este projeto foram o video “Lenda do Reino dos Dentes”, o jogo de cartas “Mostra o teu Sorriso”, os passatempos que constam no “Manual do Educador” e que fazem parte do Kit SOBE, tudo dinamizado durante a semana da saúde oral “Bibliosorriso” – de 15 a 19 de abril.
Esta atividade, “Vamos escrever um conto?” decorreu de 15 a 30 de abril, os contos foram apresentados e avaliados só faltando distribuir os prémios que foram gentilmente oferecidos pelo Projeto SOBE e pelo Centro de Saúde de Anadia.
Nota: o guião de utilizador “Como Estruturar um Conto” encontra-se alojado no blogue  em  “tutoriais”(no cimo da Página).

Jogo de Cartas “Mostra o teu Sorriso - ELGYDIUM” (Desafio e Regras do Jogo) incluidas no Kit SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares).

 “Criar em grupo, (…) uma história “Cheia de dentes e de sorrisos”. Para orientar o processo criativo, serão distribuidas algumas cartas com palavras-chave, palavras mágicas “evocativas de outros contos e de outros heróis”, que, associadas a palavras como dentes, escovas ou cáries darão, com certeza, origem a histórias maravilhosas.
No início do jogo serão escolhidas de forma aleatória e apresentadas ao grupo duas cartas de Personagens e uma carta de cada um dos restantes temas – Super-Heróis, Espaço, Objeto Mágico, Ação, Caracterização e Palavra-Chave, num total de 8 cartas. (…)”

E não é que sairam contos cheios de imaginação!

Noémia Mª M. Lopes (Profª Bibliotecária)
Related Posts with Thumbnails