07 julho, 2010

Comemorações do II Aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia

Sábado. 03 de Julho de 2010

A festa começou com a distinção dos leitores mais assíduos daquela, que desde o seu primeiro dia de vida, se assumiu “como um pólo de cultura e de promoção do livro e da leitura”. Estas palavras copiei-as do marcador de livros, que me foi oferecido da parte da manhã, quando assisti à cerimónia de entrega de diplomas aos melhores leitores, da “pequenina” (já nasceu grande) que festejava o seu 2º aniversário.
A Biblioteca certificou e conferiu o seu reconhecimento aos melhores e também chamou a nossa “gente”: educadoras de Samel, de Vilarinho, Pista (Jardim de Infância e 1º Ciclo), por muito requisitarem o BiblioEscola, carregadinho de coisas boas…para ler!
No Cineteatro de Anadia, eram 21h30m, a festa continuou com as escolas parceiras da Rede Concelhia de Bibliotecas, a mostrar aquilo que valiam (ou valeram) ao longo do ano:
Entrega de prémios do concurso de fotografia À procura do eu, à procura de mim, e lá estavam, a nossa Sara Silva, 1º Lugar na categoria 2º e 3º Ciclos e a Beatriz Silva da EB1 de Sangalhos, na categoria de 1º Ciclo.
Também no concurso “Letras da Primavera” tivemos uma candidata a prémio, Melissa Silva e mais três poetas que participaram no concurso “Ler & Aprender” – texto lírico: Fábio Miguéis, Sara Silva e Ruben Ferreira. Subiram os três ao palco….e os aplausos.
Momento alto da noite, os textos dramáticos do concurso “Ler & Aprender” representados pelas “Companhias” de teatro das escolas: Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, Colégio Salesiano de S. João Bosco, Colégio Nossa Senhora da Assunção e Escola Secundária de Anadia. Foi esta a ordem de apresentação. Os mais novos… os nossos alunos. O 6ºA a fazer muito boa figura, nos papéis adaptados da obra literária “Ulisses”, de Maria Alberta Meneres. Era este o elenco: Hugo Pinto, Hugo Tavares, Ivo Gabriel Silva, Vasco Mota, João Carlos Ferreira, Jordan Silva, Dayane Pena, Diogo Carvalho, Cátia Vicente, Cristiana Taipina, Telmo Abrantes e Renato Silva.
As professoras, que encenaram e construíram os cenários, também presentes no espectáculo, a dar o seu apoio: Margarida Moura, Alexandrina Leitão, Alice Almeida, Marily Pereira e Ana Viseu.
Convidada especial, a Directora do nosso Agrupamento, Dulce Abreu e outros professores que também assistiram ao sarau.
Seguiram-se as outras escolas, houve dança contemporânea, música, dramatismo, multimédia, discursos….afectividade, paixão, qualidade e um profundo suspiro de….missão cumprida.
Assim se encerrou um ano repleto de actividades, em parceria com todas nós, as escolas do Concelho de Anadia. Noémia Mª Machado Lopes (Profª Bibliotecária)

Related Posts with Thumbnails