24 maio, 2010

Valor Literário do Concelho de Anadia na Biblioteca Escolar de Sangalhos


No transacto dia 19 de Maio, 5ª-feira, os alunos da Escola Básica de 1º Ciclo de Sangalhos dos quatro anos de escolaridade receberam, com muito orgulho e satisfação, a jovem escritora Ana Rita Pereira. Não é apenas um valor literário do Concelho de Anadia, é também uma das mais jovens escritoras do nosso país… Figura pública, facilmente reconhecida, entrevistada quer pelos jornais regionais, quer pelos nacionais, alvo de reportagem televisiva, esta encantadora jovem escritora tem apenas 15 (quinze) anos e está à beira da publicação do seu 3º livro, todos eles ilustrados. Ana Rita Pereira acedeu, prontamente, ao convite formulado pela Professora Bibliotecária Maria Ivone Saraiva através da sua colega Bibliotecária Manuela Monteiro da Escola Secundária de Anadia, igualmente presente na sessão de divulgação da sua obra literária. Um gesto delicado que se prolongou no contacto afectuoso e estimulante com os nossos alunos. A acção foi de tal modo envolvente e cativante que, no final da mesma, todos queriam ler mais, todos queriam escrever mais…
No decorrer do presente ano lectivo, a Biblioteca Escolar de Sangalhos tem sido o palco para a dinamização de múltiplas actividades relacionadas com a promoção da Leitura e do Livro, tendo como meta primordial a melhoria das aprendizagens dos alunos. Nessa conformidade, foi sem qualquer tipo de surpresa que testemunhámos a atenção e o empenho daqueles discentes, na devida proporção à idade de cada ano de escolaridade. Estas boas práticas levadas a cabo sistemática e regularmente têm dado muito bons frutos, óptimos resultados… Por isso, entre perguntas e respostas, surgiram afirmações deslumbrantes, como estas:
__ Para escrever um livro, é necessário possuir criatividade, originalidade, empenho, imaginação, empenho, diversão…
__ Algumas pessoas pensam que os livros são só letras, mas não… São um mundo de magia…
(Constatações da autoria de alunos do 3º Ano)
Compartilhamos consigo esta dinâmica articulada entre as quatro Professores Titulares de Turma e a Professora Bibliotecária da Biblioteca Escolar de Sangalhos que teve como epílogo a óptima disposição sentida por todos os participantes e a entrega de ramos de flores campestres às nossas ilustres convidadas…
A Ana Rita irá permanecer nos pequeninos corações dos nossos jovens, mas também ela partiu acompanhada de um suave, terno e rendado coração assinado por 84 (oitenta e quatro) meninos/meninas… Obrigada, Ana Rita! (A Professora Bibliotecária, Maria Ivone Moreira Saraiva)


Texto dos alunos do 4º Ano
da EB1 de Sangalhos (pdf)


Related Posts with Thumbnails