25 julho, 2011

“Um chá e uma surpresa”


“Chá” - dois mitos, duas origens
Há muitos, muitos anos, num país do Oriente, Boddhidharma adormeceu na sua caverna, vencido pela fadiga, após ter meditado longos cinco anos. Ao acordar, arrancou as suas próprias pálpebras, num acto de desespero, para nunca mais tornar a cair no sono. Das pálpebras caídas no chão nasceram os primeiros arbustos de chá e a partir daí propagaram-se pelo Mundo.

Não, não foi bem assim!

Um dia, há mais de quatro mil anos, o imperador chinês Chen Nung viajava com a sua escolta por uma região longínqua do seu enorme país. Sedento, pediu que lhe trouxessem uma taça de água a ferver, Os criados logo se apressaram a satisfazer-lhe a vontade. Naquele momento, caiu uma folha na taça do imperador. Chen Nung bebeu a água e ao fazê-lo, sentiu um sabor ao mesmo tempo doce e amargo. Intrigado olhou a taça e viu lá no fundo a folha que libertava aquele perfume tão fascinante e dava aquele aroma explêndido a uma simples taça de água a ferver. Noémia M. Lopes (Profª Bibliotecária)

“Um chá e uma surpresa”, que teve lugar no dia onze de Julho às dezasseis horas, na Biblioteca, foi pensada para os colegas das restantes áreas disciplinares da Escola Básica Nº 2 de Vilarinho do Bairro, fundamentalmente visando o convívio entre pares e a divulgação de aspectos culturais de outros países.
Com a participação activa da Professora bibliotecária, Noémia Lopes, que se trajou de acordo com os antigos costumes chineses, a actividade ganhou em conteúdo de cariz cultural e estético, já que foi recriado o ritual chinês da preparação do chá, feita a leitura expressiva de um longo texto sobre a história, influência e presença dessa bebida ao longo dos séculos, bem como uma outra leitura, ou melhor, declamação de um poema de um autor Brasileiro. Este último texto gerou de imediato uma disposição muito boa na audiência, devido ao humor, gracejo e musicalidade da mensagem.
Além disso, foi divulgada alguma informação histórica no formato de cartazes, apresentado um powerpoint (com várias curiosidades e referências bibliográficas) e oferecidos marcadores para livros com uma diversidade de citações.
Empenharam-se na organização desta iniciativa todas as docentes de Inglês e Francês – Anabela Santos, Maria Lina Gaio, Isabel Trindade, Lídia Santos, Isabel Simões, Ana Resende e Teresa Vasconcelos. A parte gastronómica incluía diferentes tipos de chá, scones, croissants au chocolat, galettes aux pommes, biscuits, cucumber sandwiches, toasts, lemon curd, marmalade, jam e manteiga.
O número de participantes foi elevado, tendo muitos deles elogiado a iniciativa e pedido que se volte a realizar.
A avaliação feita pelas docentes organizadoras foi de excelente, visto os objectivos terem sido plenamente alcançados. Esta actividade, pelo seu conteúdo cultural e pela oportunidade de excelente convívio entre os docentes, deverá ser mantida no futuro.” Profª Isabel Trindade

Related Posts with Thumbnails