23 novembro, 2009

Dia do Não Fumador

Dia Mundial do Não Fumador assinalado na EB 2,3 de Vilarinho do Bairro

Uma feliz articulação entre a Biblioteca Municipal de Anadia, a Biblioteca Escolar da EB 2, 3 de Vilarinho do Bairro e o Projecto “Educação Para a Saúde” desta mesma escola permitiu que o Dia Mundial do Não Fumador fosse devidamente assinalado. No âmbito desta data, que ocorreu a 17 de Novembro, foi proposto aos alunos da escola um concurso de ‘slogans’ e imagens apelativas, a colocar em marcadores de livros.
Previamente, os alunos foram alertados para os malefícios imanentes do consumo do tabaco, nomeadamente lembrando que é a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
De igual modo, foram realçados os principais meios de combate ao tabagismo, sobretudo na prevenção, na eliminação das fontes de exposição voluntária ao fumo e no apoio ou promoção de programas de incentivo ao abandono desse vício.
Os alunos foram ainda confrontados com frases apelativas, como por exemplo: “O tabaco é um dos maiores inimigos da sua saúde. Dá o primeiro passo para uma vida sem fumo!”.
Daí que as frases e imagens tivessem que versar essa temática, com imagens e frases a colocar em marcadores de livros, posteriormente distribuídos à população de Anadia, como forma de sensibilização da comunidade extra-escolar para esta problemática.
As temáticas a desenvolver eram: Tabagismo / Saúde; cancro do pulmão e outras doenças associadas ao uso do cigarro; tabagismo / qualidade de vida; tabagismo passivo; e prevenção do consumo do tabaco.
Os trabalhos dos alunos foram elaborados até ao dia 5 de Novembro, a fim de poderem ser expostos no âmbito da data assinalada. Daí a exposição que desde esse dia pode ser vista na
Biblioteca Escolar da EB 2, 3 de Vilarinho do Bairro.
Ainda no âmbito da programação desta Biblioteca, aproveitamos a oportunidade para anunciar os vencedores do concurso relativo ao Hallowe’en, sob a designação
“Whiches and Ghosts Contest”, anteriormente noticiado.
Assim, na temática ‘Witches’ (Bruxas), os lugares do pódio foram repartidos por alunos do 6º C, a saber e do primeiro para o terceiro classificados: “Bety”, da Gabriela Morais; “Maria Lurdes”, criada por Igor Gonçalves; e “Maria Gambina”, do Luís Santos. Já no tema ‘Ghosts’ (Fantasmas), o primeiro lugar foi para o João Pedro Silva, do 5º C, com o “Terrible”. Houve dois trabalhos empatados no segundo lugar, o “Fantasm” (do Diogo Silva, do 5º A) e o “Bloody Skall” (do aluno do 6º B, Guilherme Soares). Em 3º classificou-se Mário Pereira, do 5º A, com o trabalho “Harry”.

Texto do Professor Rui Godinho
Related Posts with Thumbnails