01 julho, 2014

Mostra de Saberes e Sabores | 06 de junho

“Um Sabor, Multisaberes”, o titulo inventado pela Biblioteca Escolar para assinalar este evento que ocorreu na nossa Escola, no dia 06 de Junho da responsabilidade do Projeto “Educação para a Saúde”.
Divulgaram-se algumas das inúmeras atividades que ocorreram este ano letivo na nossa Biblioteca (cartazes, programas, fotografias, marcadores, Projeto SOBE...) e  demos a provar alguns sabores com múltipla informação associada. Eis alguma:
Sabias que.... a tapioca, também conhecida como  beiju é o nome de uma  iguaria tipicamente brasileira originária do Nordeste do país?  
Sabias que... o caril é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como a Índia, Tailândia e noutros         países asiáticos?
Sabias que... O termo "coco" foi difundido pelos portugueses no território asiático  de Malabar, após a viagem de Vasco da Gama à Índia, devido à aparência do fruto, o endocarpo e os poros de germinação se assemelharem à face de um "coco" (monstro imaginário com que se assustavam as crianças – papão)?
Sabias que... A memória da dureza da pesca do bacalhau era tão má, tendo ficado marcada pela expressão popular que algumas mães usavam quando queriam ameaçar os filhos: “se continuas assim, mando-te embarcar como “salgador” (pescador encarregue de salgar o bacalhau nos barcos)?

Uma prova de confiança na sabedoria dos nossos sabores e saberes!
  Noémia Mª M. Lopes (Professora Bibliotecária)



Related Posts with Thumbnails