07 outubro, 2009

Rede Concelhia de Bibliotecas de Anadia


murakami

Está constituído o Grupo de Trabalho Concelhio de Cooperação entre a Biblioteca Municipal de Anadia, as Bibliotecas Escolares - Escola Secundária de Anadia, E.B. 2/3 de Anadia, Escola Básica nº2 de Vilarinho do Bairro, EB1 de Sangalhos, Colégio Salesiano S. João Bosco de Mogofores, Colégio Nossa Senhora da Assunção de Famalicão e Biblioteca da Freguesia de Sangalhos.

Esta parceria resultou da necessidade de criar uma Rede de Bibliotecas Municipal e Escolares para aplicar projectos de intervenção e cooperação na área das Bibliotecas Escolares; operacionalização do catálogo colectivo; desenvolvimento nas escolas, em colaboração com a Biblioteca Municipal de actividades de formação/informação e autoformação nos domínios da biblioteconomia, animação, dinamização e promoção da leitura e tecnologias da informação e comunicação.

Futuramente será assinado o Acordo de Cooperação a celebrar entre o Ministério da Educação/Direcção Regional de Educação do Centro, Câmara Municipal de Anadia e Bibliotecas do Concelho e elaborado o respectivo Regulamento da Rede Concelhia de Bibliotecas.

Neste espírito de colaboração a Biblioteca Municipal de Anadia sugeriu um Plano Anual de Actividades comum a todas as escolas e, por sua vez, os representantes das Bibliotecas Escolares apresentaram as suas propostas de actividades a partilhar pelos outros parceiros.

A nossa Biblioteca apresentou na última reunião da Rede Concelhia de Bibliotecas, duas actividades que se têm vindo a realizar nos últimos anos e resultaram em boas práticas: “Nas Asas do Natal” e Concurso "Biblioleitura" e irá desenvolver, articulando com alguns Departamentos Escolares as seguintes actividades sugeridas pela Biblioteca Municipal:

- “Dia Mundial da Alimentação” | 3ª Mostra de Sopas (16 de Outubro)

- Palestra “Noções Básicas em Higiene Alimentar” - última semana do mês de Outubro (participação de uma turma do 2º Ciclo) - Biblioteca Municipal


- “Dia Mundial do Não-Fumador" (17 de Novembro)


- Concurso "Ler & Aprender"


Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar



"Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano subordinado ao tema School Libraries: The Big Picture" RBE (ler mais)
Related Posts with Thumbnails