26 outubro, 2007

Sussurando livros...


Ali Cavanaugh

Tal como Daniel Pennac também gostamos mais de encorajar, convidar, "sussurrar livros" que recomendá-los.
Acreditamos, que tal como nos aconteceu um dia, aparecerá o tal "livro" que nos despertará para a leitura, que nos influenciará "para sempre". Que nos mude a vida, como afirmava Orhan Pamuk - "Um dia li um livro e toda a minha vida mudou".
Acreditamos, igualmente, que a influência de quem gostamos e/ou de uma pessoa que admiramos é tão ou mais importante que todas as recomendações feitas pelos "Guardiões do templo "("Guardiões e passadores" (texto de Daniel Pennac).

E de que forma é influenciado o leitor? De que gosta no livro? Há os que gostam do seu conteúdo, a história, pois. Outros vão pelo autor, pelo género. Outros, são mais coleccionadores do que leitores, gostam de ter livros, por vezes repetidos com diferentes encadernações e edições.
Outros gostam dos títulos, da capa, do que vem escrito na contra-capa...
Depois, uns certos leitores nunca os emprestam, não os riscam, nem dobram as suas folhas. Outros sim, riscam, dobram, colocam no bolso, emprestam e perdem-nos...

Desta forma, esta nova secção apresentará livros que, de algum modo, poderão despertar a curiosidade e gosto pela leitura.

Eis o primeiro "sussuro":

"O Guarda da Praia" - Maria Teresa Maia Gonzalez
.

Uma jovem escritora procura uma praia para escrever um romance. Aí, trava relações de amizade com um rapaz, o Dunas, inteligente e estranho. É ele o guarda da praia, porque a praia é para ele o seu mundo de sonho, e tem-na bem guardada na memória e no coração sensível.

Comentários sobre o livro: (Verbo / Pitux)

*Maria Teresa Maia Gonzalez, nasceu em Coimbra, em 1958.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.
Tem vários livros publicados, ao qual destacamos, "A Lua de Joana", o bestseller que a celebrizou e que foi também editado na Alemanha, Bulgária, Albânia, Espanha e China.
Related Posts with Thumbnails