15 março, 2012

Semana da Leitura 2012

5 a 9 de março



Mais um ano, mais uma semana cujo mote foi a promoção do livro e seu objetivo fundamental, a leitura.
E leu-se muito e em 4 línguas: Português, Inglês, Espanhol e Francês.
2ª feira, foi dia de preparativos para os outros que se lhe seguiram: organizou-se uma exposição biográfica e bibliográfica sobre Enid Blyton“Autor em Destaque”, com obras do nosso fundo documental, lançou-se a campanha de angariação de livros para Timor «Karingana Wa Karingana», indo ao encontro do tema Solidariedade/Cooperação, na sequência de uma outra campanha realizada no ano anterior a favor de Moçambique (a nossa Biblioteca aderiu em cheio com dezenas de manuais enviados) e organizaram-se os materias necessários para aquele que já se tornou uma tradição na nossa Escola – o concurso “Biblioleitura”.
Pois foi! Na 3ª feira, 4ª feira e 5ª feira, encheu-se a Biblioteca de alunos para ouvir ler os colegas (os melhores de cada turma), os excertos de livros selecionados por nós. Numa ordem temporal foram realizadas leituras em Inglês, Espanhol, Francês e Português, que estiveram sujeitas à apreciação de um júri, do qual fazia parte, para além de um representante da Biblioteca e de um professor do respetivo Grupo Disciplinar, um aluno com bom aproveitamento nessa língua, ou por a ter tido como língua materna.
Mas não se ficou por aí. Livros, leitura, autores? Pois foi, tivémos a presença de uma escritora na nossa Biblioteca! Um encontro literário com Maria da Conceição Vicente e todas as turmas do 2º Ciclo a assistir e a interagir. Aconteceu 6ª feira, da parte da manhã e em três sessões. A escritora respondeu às questões apresentadas, leu contos de um dos seus livros e deu autógrafos a quem adquiriu uma das suas obras: “Histórias Assim e a Sério”, “Rimar e Cantarolar” e “O Diabo do Alfusqueiro”.. Digno de registo o comportamento exemplar por parte dos nossos alunos. Um bem haja às professoras de Português que lhes deu a motivação e os preparou para tão importante acontecimento!
Encerrou-se a “Semana da Leitura” em grande festa, 6ª feira foi o dia dedicado ao teatro e por isso também o mais animado. Foram várias as dramatizações feitas pelos alunos do 6º Ano: 6ºA – um pequeno episódio baseado na obra “Ulisses” - Ulisses projetado no futuro; 6ºB e 6ºC - pequenos episódio da obra “Ulisses” na forma adaptada por Maria Alberta Menéres e ainda uma leitura dramatizada de um pequeno episódio de “Os Maias”, por duas alunas do 6ºB. Estiveram todos de parabéns pelo seu à vontade, expressividade e pelo guarda-roupa improvisado, mas bem adequado à época histórica em questão – a Grécia Clássica. Os jovens atores encarnaram na perfeição os papéis. Foi brilhante o seu desempenho!
E ainda houve tempo para a entrega de prémios literários: “A Mais Bela Carta de Amor”, produção escrita integrada nos “Dias com Afetos” e “Concurso Nacional de Leitura – fase escola”.
Fez-se o registo fotográfico das atividades, testemunho mudo do desempenho dos alunos, e da articulação com o Departamento de Línguas e Biblioteca Escolar.

Noémia Mª Machado Lopes (Professora Bibliotecária)
Related Posts with Thumbnails