20 abril, 2008

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor


-
23 de Abril de 2008
A 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, deliberado pela UNESCO, desde 1996. Tradição oriunda da Catalunha, segundo a qual neste dia os cavaleiros ofereciam às suas damas um rosa vermelha de S. Jorge e recebiam em troca um livro.
Também neste dia se celebra o aniversário da morte de dois grandes nomes da literatura: Shakespeare e Cervantes.

Ao celebrar este dia em todo o mundo, a UNESCO visa promover a leitura, a edição e a protecção da propriedade intelectual através dos direitos de autor. Este ano, proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Línguas, proporciona uma excelente oportunidade para reflectir sobre os aspectos linguísticos dos livros e sobre a particular importância da ligação entre os livros e as línguas, constituindo-se o primeiro como uma forma de expressão privilegiada.Várias actividades realizar-se-ão em todo o mundo para celebrar este dia. UNESCO

Sítios na Internet:

--

Para comemorar a data, a nossa biblioteca irá promover no dia 23 de Abril uma palestra sobre esta temática para alunos do 9º ano de escolaridade com o Dr. Paulo Faustino, coordenador da Delegação de Coimbra da Sociedade Portuguesa de Autores.
-
Direito de Autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
Related Posts with Thumbnails