09 maio, 2011

Encontro Web 2.0 | Aprender Para Inovar, Inovar Para Aprender

Este encontro surge no âmbito da implementação do Projecto “Aprender Para Inovar, Inovar para Aprender”, apoiado pela RBE nas Candidaturas Ideias com Mérito 2010, e pretende ser de partilha e reflexão sobre as tecnologias emergentes ao serviço da educação.
Encontro promovido pela Biblioteca Escolar Dr. José dos Santos Bessa, de Carapinheira. Professora – Bibliotecária, Susana Branco.
Local: Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho, Afonso Duarte
05 de Maio de 2011

Nas margens deste rio, que ontem corria plácido para a foz, o Mondego, rodeada de arrozais e tendo a coroá-la as ameias do seu majestoso castelo, a Vila de Montemor-o-Velho foi anfitriã de um Encontro para professores-Bibliotecários e suas equipas, e que versou sobre as potencialidades do mundo digital postas ao serviço da Educação.
Susana Branco, Professora–Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Carapinheira, deu as boas vindas aos participantes, e após a sessão de abertura, onde tomaram a palavra o Director do Agrupamento, Prof. Ricardo Dias, o representante da Câmara Municipal, Prof. Carlos Alberto, Drª Lucília Santos em representação da Rede de Bbliotecas Escolares (RBE) e Drª Carla Fernandes da Direcção Regional do Centro (DREC), iniciou os trabalhos, apresentando o projecto que tem vindo a desenvolver e motivou este Encontro, a Web 2.0.
O Painel da manhã foi constituído pela DrªIsabel Nina, nossa Coordenadora inter-concelhia, “Oportunidades e Desafios da Biblioteca Escolar”, Dr. João Sá, “As Redes Sociais na Escola”, seguido de debate moderado pela Bibliotecária Municipal, Drª Isabel Morgado.
O Dr. Evandro Morgado abriu os trabalhos do painel da parte de tarde “Os Nativos Digitais e os Novos Paradigmas de Acesso à Informação”, seguindo-se “Leitur@s - a animação da leitura na era digital” por Drª Teresa Pombo e “A Literatura não é feita de papel – Ebooks e as novas formas e espaços de leitura” pelo Dr. Carlos Pinheiro. A moderar o debate, a Drª Isabel Nina.
José Craveiro, o já nosso conhecido contador de histórias de Tentúgal encerrou o Encontro com o conto “A Moira Tecedeira”, seguindo-se ainda um “Porto de Honra”, animado por um pequeno grupo de alunos, que tocaram alguns números de guitarra.
Toda a sessão foi registada em foto e em vídeo pelos alunos da Escola Profissional de Montemor-o- Velho.
Estiveram presentes durante todo o dia, a escritora de literatura infanto-juvenil Lurdes Breda e o ilustrador André Caetano, numa sessão de autógrafos e de promoção de seus livros. A Editora Gatafunho fez-se também representar.
Participaram neste Encontro, a vossa Professora- Bibliotecária, Noémia M. Lopes e a Coordenadora das Bibliotecas –Escolares do Agrupamento de Anadia, Profª Manuela Monteiro.

Noémia M. Lopes (Profª- Bibliotecária)
Related Posts with Thumbnails