22 março, 2007

Porquê o Livro? IV

Sugestão de:

Joana Carvalho Silva: Aluna da turma B do 6º Ano e "Amiga da Biblioteca"



Livro: “Milhões” de Frank Cottrell Boyce

O livro que mais gostei de ler chama-se “Milhões”. Este livro conta-nos a história de um menino chamado Daniel (Dany). Daniel é órfão de mãe mas tem um irmão chamado Antony e Robie é o seu pai. Dany, quando estava a ir para a escola, depara-se com um saco de dinheiro que pensa ter caído do céu. Este livro acompanha todas as suas aventuras enquanto está na posse deste dinheiro e quando fala com santos que é a sua única maneira de comunicar com a mãe.
Gostei deste livro porque tem uma história muito interessante que é vivida por muitas crianças, e é por isso um tema real. Este livro, cheio de aventura e mistério, é como se estivéssemos a viver e a sentir o mesmo que o personagem. É um livro que adorei ler e aconselho a sua leitura a todas as pessoas que gostem de ler e que apreciem um bom livro, tal como este.
Joana Silva
-

"Frank Cottrell Boyce é um conhecido guionista de filmes britânico que se inspirou no filme homónimo, de sua autoria, estrando–se assim na literatura infanto–juvenil. É uma verdadeira obra–prima em mais que um sentido, um livro «diferente», que tem vindo a apaixonar adultos e crianças em todo o mundo! É uma história que poderia ter acontecido no nosso tempo, inteligente e de uma sensibilidade invulgar, sendo ao mesmo tempo muitíssimo divertida. Quando após a morte da Mãe, Damian, que é quem conta a história, Anthony, o irmão mais velho, e o desorientado Pai mudam de casa, todos três, à sua maneira, têm de lidar com aquela dolorosa perda afectiva. Damian, um miúdo formidável, é um ser que pertence a dois mundos. A sua paixão são os santos e, em certa medida, tentar ser sempre bom, para ele, é uma forma de se aproximar da Mãe. Anthony, ao contrário do irmão, possui um forte sentido das realidades. Mas mesmo Damian, no seu esforço para se aproximar do Céu, é atingido pela realidade, sob a forma de um saco de dinheiro que ele julga ter caído Lá de Cima. O grande problema deste excepcional acontecimento, para toda a família, é que isto se passa na tansição da moeda nacional para o Euro e aquele dinheiro, qualquer que seja o fim a que o destinem, tem de ser gasto em 17 dias!
Grande vencedor do Carnegie Medal 2004, o mais prestigiado prémio de língua inglesa para a literatura infanto-juvenil."
Related Posts with Thumbnails