31 janeiro, 2008

Regicídio foi há 100 anos

No dia 1 de Fevereiro de 1908, no Terreiro do Paço, em Lisboa, o rei D. Carlos I foi assasinado, juntamente com o herdeiro ao trono, D. Luís Filipe. Foi o culminar do ambiente de descontentamento que se vivia nessa altura entre a oposição republicana e o regime monárquico. O Infante D. Manuel, segundo filho de D. Carlos I, foi aclamado rei.
No dia 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a República e o fim da Monarquia em Portugal.


Vídeo do Regicído - via "História Aberta"

O Regicídio na Internet:
-
- O Regicídio: percurso histórico (Hemeroteca Digital - CMLisboa)
- O Regicídio visto por D. Manuel II - (HistóriaAberta)
-
- Regicídio: Cem anos depois da morte do Rei D. Carlos, refaz-se o percurso dos acontecimentos - Notícia RTP/Lusa (26/1/08)
- Regicídio: Como dois jornais descreveram a morte do rei D. Carlos, o funeral e o ambiente na capital - Visão/Lusa (27/1/08)
- Regicídio: "Acto isolado" ou "conspiração" ? - teses opostas confrontam-se em Coimbra - Notícia RTP/Lusa (28/1/08)

Na nossa Biblioteca:

"Mataram o Rei!" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Ilustrações de Arlindo Fagundes. Editorial Caminho

Orlando leva Ana e João na máquina do tempo em busca de um criminoso perigosíssimo que tem uma alcunha elucidativa — o Toupeira — e sabe camuflar-se tomando personalidades diferentes conforme o caso. Isso dificulta imenso a perseguição. Mas o grupo não desiste. Todas as pistas apontam para Lisboa no ano de 1908 e certos indícios fazem pensar que se relacionam com uma simpática família onde há três lindas raparigas. A melhor maneira de o caçar será fazerem amizade com elas. Para isso instalam-se na casa vizinha e passam a frequentar as festas, os passeios e até os bailes que o rei dá no Palácio da Pena, em Sintra. Mes sempre que julgam estar prestes a desmascará-lo, descobrem que afinal a pessoa de quem desconfiavam não é o Toupeira. As voltas e semivoltas levam João a envolver-se sem querer com um grupo de revolucionários que se preparam para assassinar o rei D. Carlos...

Recomendamos ainda: "O dia em que mataram o rei" de José Jorge Letria, Texto Editores
Related Posts with Thumbnails