22 dezembro, 2010

Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social | Campanha de Angariação de Livros



Ser um cidadão interventivo e responsável implica responsabilidades perante a sociedade. A Biblioteca Municipal de Anadia lançou o desafio de angariação de livros destinados a famílias abrangidas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, e a turma do 5ºG aproveitou, entrando na “corrida”. Tendo como pano de fundo a solidariedade, esta campanha articulou-se bem com os seus objectivos, desenvolver ao longo do ano lectivo actividades relacionadas com o seu Projecto Curricular, “A Cidadania”. E da teoria à prática foi um salto, com muito bons resultados. Desde a produção do cartaz de sensibilização, à decoração das caixas para a recolha dos livros, passando pela sua colocação em locais estratégicos (escolas do 1º Ciclo de Vilarinho do Bairro e de Poutena, farmácia, supermercado, pastelaria, sala dos professores e Biblioteca da nossa escola), até à fase final que foi recolher as caixas, juntar e contar os livros e entregá-los na Biblioteca Municipal, por todas estas etapas se assistiu ao empenho e dedicação destes alunos e da sua Directora de Turma, Alexandrina Leitão, ao longo do mês de Novembro e de Dezembro.
O resultado foi um número superior a 1oo livros recolhidos e o reconhecimento da Directora da Biblioteca Municipal, que agradeceu pessoalmente à Professora Bibliotecária, Noémia M. Lopes.
Ficou a satisfação de se ter contribuído para o bom êxito desta campanha, para além de sensibilizar a população local sobre a importância dos livros e da leitura e da estratégia de os fazer chegar, a quem sente mais dificuldades em adquiri-los.

Com solidariedade se faz um Natal diferente!

Bem haja à “Casa dos Caracóis” (5ºG).

Noémia Maria M. Lopes (Profª Bibliotecária)

Related Posts with Thumbnails