19 fevereiro, 2009

Entrevista à nossa Coordenadora

Entrevista à Coordenadora da Biblioteca Escolar – Noémia Maria Machado Lopes - pelos alunos do 8º B

1- Sabemos que neste ano lectivo não tem nenhuma turma. Porquê?
Tendo começado no ano lectivo de 2007/2008 e dando continuidade este ano lectivo, 433 coordenadores de todas as escolas que se encontram integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, foram convidados pelo respectivo gabinete, a coordenar a tempo inteiro uma ou mais bibliotecas do seu agrupamento.

2 - Por que razão assumiu este cargo?
Porque o Gabinete da Rede das Bibliotecas Escolares teve em conta um conjunto de critérios, designadamente: formação e experiência da coordenadora; assento da coordenadora no Conselho Pedagógico; evidências de trabalho em rede: a nível de agrupamento; conjunto dos docentes, na promoção da leitura, literacia da informação, apoio ao currículo, Plano Nacional de Leitura; número de alunos e bibliotecas do agrupamento.

3 - Tem alguma paixão pelos livros
Sim tenho, desde o momento em que aprendi a ler, passei a ser sócia de uma biblioteca itinerante que transportava os livros numa carrinha de caixa fechada e que pertencia à rede das bibliotecas itinerantes Calouste Gulbenkian. Mais tarde, passei também a gostar de ir a livrarias manusear os livros, ver os índices e ler algumas passagens. Se o livro me entusiasmasse, tentava encontrá-lo na biblioteca, onde os livros eram requisitados, não necessitando de os comprar.

4 – Qual a importância que para si têm os livros e a leitura?
Os livros dão-me muito, porque são um mundo de palavras e imagens que me fazem viajar. Os livros são o registo escrito do que existe à minha volta, daquilo do que a minha imaginação é capaz de produzir. O livro, além de ser didáctico, tem o papel de incentivar o uso da criatividade, mais do que nunca, num mundo dominado pela imagem e pela a informação.

5 – Qual é o seu livro favorito? Porquê?
É díficil escolher um livro favorito, prefiro indicar alguns autores preferidos e afirmar que na generalidade, toda a sua obra me atrai: Gabriel Garcia Marquez, Jorge Amado, Luis Sepúlveda, Isabel Allende…. Gosto destes autores, porque são capazes de “retratar” bastante bem o mundo sul americano, pelo qual tenho uma apetência muito especial.

6 – Sabemos que também é coordenadora da biblioteca de Sangalhos. Como é gerir duas bibliotecas.
Não é fácil, a bilblioteca de Sangalhos dista 15Km da escola sede e a nossa biblioteca exige muito trabalho. O ideal era a biblioteca de Sangalhos ter o seu próprio coordenador, para evitar as deslocações.

7 – Quais as dificuldades que tem passado ao longo da sua vida ao gerir as duas bibliotecas?
Só este ano é que passei a coordenar as duas bibliotecas e como já referi a maior dificuldade é a distância e o muito trabalho na biblioteca da escola sede, que me absorve bastante tempo. Porém, vou dando resposta à biblioteca de Sangalhos, promovendo actividades que são comuns às duas bibliotecas.

8. Que papel assume na biblioteca?
Como o nome diz, Coordenadora é sinónimo de “aquela que coordena”. Tudo me passa pelas mãos: gestão do fundo documental, dinamização do plano de actividades, apoio aos alunos, serviço de empréstimo, etc, etc.. Claro que depois tenho que delegar competências nos outros membros da equipa da biblioteca, mas a responsabilidade do bom ou mau trabalho desenvolvido só a mim me cabe, é como quem diz “é ela que dá a cara”.

9. Como é normalmente o seu dia-a-dia na biblioteca?
Dividido pelas tarefas mais urgentes. Se está a ser programada uma actividade, como por exemplo um concurso literário é para aí que canalizo o meu trabalho. Noutros dias dou mais importância ao tratamento do nosso fundo documental, arrumação de livros, reoorganização do serviço de itinerância (Pré-Escolar e 1º Ciclo), apoio aos alunos, ou seja, dar cumprimento ao Plano de Actividades da Biblioteca.

10. Qual foi a actividade que mais gostou de elaborar no ano passado?
Gostei muito de ter organizado, em parceria com as disciplinas de Língua Portuguesa e de EVT, a “Semana da Leitura” e as suas actividades: Feira do Livro, painéis pintados sobre a Obra Literária ”Ulisses”, declamação de poesia, concurso “Biblioleitura”….

11. Que actividades estão planeadas para este ano lectivo?
São as actividades que constam no Plano de Actividades da Biblioteca e outras que possam aparecer pontualmente. Alguns exemplos: comemorações de algumas efemérides, concurso de Banda Desenhada e de expressão plástica, Concurso Nacional de Leitura, Feira do Livro, Semana da Leitura, contador de histórias, concursos temáticos….

12. Como é que os alunos se comportam nesta área?
Se querem saber se os alunos se comportam com educação, posso dizer que na maior parte da vezes, sim, embora por vezes se esqueçam que devem falar mais baixo, não correr na biblioteca, deixar as mochilas à entrada, etc., etc.
Também penso que a biblioteca é uma área onde os alunos se sentem bem, pela diversidade de materias que aqui podem encontrar: livros, revistas jornais, filmes, música….ou ser apenas um espaço de estudo e de convívio.

13. Três regras que têm de existir para haver sucesso na biblioteca?
Gostar de ler, gostar de investigar e apreciar um bom filme.

14. O que é que os alunos mais gostam de fazer na biblioteca?
Gostam de ver filmes, de pesquisar na Internet, de jogar e de conversar.

15. Os alunos em geral têm gosto pela leitura?
Sim, embora não leiam muito no espaço da biblioteca, requisitam muitos livros para leitura domiciliária, o que só prova o seu gosto pela leitura.

16. Se alguma vez uma aluna se sentisse mal na biblioteca o que faria?
Mandava chamar o funcionário do bloco e contactava pelo telefone interno com um elemento do Conselho Executivo.

Related Posts with Thumbnails