16 junho, 2010

10 de Junho - Dia de Portugal

Almoço dos Descobrimentos, ou como um país se aventurou por mares nunca dantes navegados e desbravou o desconhecido.
10 de Junho
, dia de Portugal, ou nove séculos de História vivida, e muita ainda por acontecer.
Comunidades portuguesas, pelo mundo a diáspora de um povo feito de vontade e de trabalho.
Dia de Camões
, poeta maior da nossa Língua falada e escrita, pelos caminhos pisados por todos nós.

(…) da ocidental praia lusitana (…)
Luís de Camões

Aconteceu em 9 de Junho, a organização foi da responsabilidade do Departamento de Estudos Sociais e Humanos em parceria com a Biblioteca Escolar.



“Gentis damas, nobres de cavalo e espada e demais fidalguia aqui presentes, muito me apraz terem lido os editais que mandei afixar por todo o meu Senhorio, e terem respondido tão prontamente ao apelo da minha vontade de vos ter aqui. (palavras proferidas por El-Rei na abertura do repasto)

Aqui, neste almoço, aberto a toda a Comunidade Educativa da Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro. Cerca de 60, os comensais. A ementa seguiu os preceitos da época e os figurantes, rei e rainha, sintetizaram nas suas figuras os monarcas dos séculos XV e XVI, tempo da expansão portuguesa. Três mesas postas, a representar cada uma a Ásia, África e América, decoradas com objectos desses três continentes, numa simbologia histórica dos lugares por nós descobertos. No átrio, as especiarias e a porcelana, o mapa-mundi produzido para o efeito e a bibliografia adequada ao acontecimento.

Cumpriu-se.

Noémia Mª M. Lopes (Profª Bibliotecária)


Related Posts with Thumbnails