04 março, 2010

Feira do Livro e ‘Biblioleitura’

O Agrupamento de Escolas de Vilarinho do Bairro, mais concretamente a sua Biblioteca Escolar, localizada na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, vai organizar mais uma Feira do Livro. Decorrerá na semana de 8 a 12 de Março, na própria Biblioteca, procurando dar consecução a objectivos do Plano Nacional de Leitura (PNL), nomeadamente, promover o gosto pelo livro e pela leitura e fomentar hábitos de leitura.
Esta actividade é dinamizada pelo Departamento de Línguas e pela Biblioteca, em mais uma iniciativa articulada. Os livros são fornecidos pela Livraria de Coimbra e vão poder ser adquiridos por um preço mais baixo do que o preço de capa. Além de publicações de apoio ao currículo, como por exemplo dicionários, gramáticas, livros de actividades, short stories em línguas estrangeiras, enciclopédias, livros científicos e informação cultural, vai estar patente um grande número de obras de literatura nacional e estrangeira para todas as idades. Esta actividade está vocacionada para toda a comunidade educativa, que por isso será muito bem-vinda à Biblioteca Escolar. Tanto que serão enviados convites aos pais / encarregados de educação.
Já a actividade designada por Biblioleitura, que também se promove dentro do espírito que anima o PNL, vai ocorrer na semana logo após a Feira. O sistema de funcionamento desta actividade é a seguinte: de cada turma é escolhido o melhor leitor que vai, depois, requisitar um dos títulos propostos, preparando-se para o concurso. Língua Portuguesa participa com alunos do 2º ciclo; Inglês, com alunos do 7º ano; Espanhol, com alunos do 8º A e 8º C; Francês, com alunos do 9º ano e também do 8º B e 8º D. No dia do concurso, cada aluno escolhe um envelope, de entre vários, onde se encontra um excerto do título por si previamente escolhido e lê perante um júri, sendo apreciado segundo critérios devidamente definidos em departamento. Haverá um vencedor por Língua / Ano de Escolaridade, à excepção de Francês, em que o 8º Ano compete com o 9º Ano.
Departamento de Línguas / Biblioteca / Rui Godinho


Imagem: "Rainbow" de Dave & Bry
Related Posts with Thumbnails