27 janeiro, 2010

Actividades de Encantamento nas E.B.1 (s) de Sangalhos e da Pista

Segundo a legislação em vigor, as funções do Professor Bibliotecário (P.B.) passam por, articulando com os Professores Titulares de Turma, contribuir significativamente para a melhoria das aprendizagens dos alunos, quer em qualidade, quer em diversidade de abordagens.
Para além desta “Articulação Curricular” que se pode traduzir, por exemplo, em dinâmicas motivadoras para a aquisição de determinado conteúdo programático, em trabalho de pesquisa com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.) ou até em actividades de reforço de uma unidade já estudada, a “Hora do Conto”, o prazer da Leitura, a fruição do contacto com o Livro (texto e ilustração) é outra vertente primordial da actividade diária do Professor Bibliotecário.
Os quadros descritos apoiam-se quase sempre nas T.I.C., competências que devem ser estimuladas e treinadas desde muito cedo nos alunos. Daí, o P.B. se fazer acompanhar de livros, D.V.D. (s), computador portátil, banda larga, data-show… As competências funcionais são muito importantes para a formação integral dos alunos, tendo em conta a prática diária exigida dentro e fora da Escola. De facto, raros são os questionários, formulários ou concursos que não sejam online. O recém-concurso “Faça lá um Poema” da iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do Centro Cultural de Belém no qual estas duas Escolas se inscreveram via proposta da Biblioteca Escolar de Sangalhos foi, obviamente, online… O próximo concurso, dessa vez em prosa narrativa, “Conta-nos uma História”, será igualmente via Internet.
Porém, o Livro tem uma magia e um encanto muito próprios e cujo deleite deve ser cultivado desde a Educação Pré-Escolar por Educadores/Professores e Pais/Família.
Em prol do Livro, foi levada a cabo no dia 09 de Dezembro de 2009 uma “Hora do Conto” especial com a presença da Técnica Teresa da Biblioteca Municipal de Anadia, nossa prestimosa parceira, tendo ficado agradavelmente registada na memória de todos nós, alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º CEB, Professores e Professora Bibliotecária. Os Livros e a Palavra Falada foram os protagonistas desse dia.
No entretanto, a Leitura também se completa, se estimula e se expande criativamente através da Ilustração. Esta área tem vindo a crescer em beleza, em sofisticação e em Arte, por culpa de Ilustradores muito talentosos em artes plásticas, esculturas, artes gráficas, fotografias, design, etc.…
Nessa conformidade, nada mais natural, após o convite a uma Contadora de Histórias, o sabor da Palavra ouvida, ser feito o convite a um Ilustrador famoso entre a plêiade já vasta da nossa praça, desta vez dando lugar à magia do Desenho, da cor, das esculturas…
No dia 21 de Janeiro do presente ano, as E.B. 1 (s) da Pista e de Sangalhos receberam a visita do Escultor Rui Castro, formado em Belas-Artes pela Universidade do Porto com a amável cortesia da Areal Editores.
Tomámos conhecimentos múltiplos sobre tintas, pincéis, técnicas de pintura, reutilização de materiais comuns, produção gráfica de um Livro…Os discentes revelaram-se muito curiosos e presos às explicações apresentadas, colocando questões com pertinência. Admiraram-se com a beleza das ilustrações e com a perfeição das pequenas esculturas trazidas pelo autor.
O período de uma hora por acção voou vertiginosamente. Ficaram os sentimentos de admiração e de respeito pela Ilustração e ainda uma cartolina desenhada e autografada pelo artista convidado para memória futura da sua estreia por terras de Sangalhos. Como consequência directa desta actividade, regista-se, actualmente, uma explosão plástica no seio dos nossos alunos.

“Máscaras de Literatura”
será a próxima actividade a levar a cabo na Biblioteca Escolar de Sangalhos.


A Professora Bibliotecária - Maria Ivone Moreira Saraiva
Related Posts with Thumbnails