28 abril, 2014

25 de abril - “À Conversa com…”

25 de abril - Evocação

40 anos antes...

Alvorada de 25 de Abril de 1974

Conforme tem sido transmitido, as Forças Armadas desencadearam na madrugada de hoje uma série de acções com vista à libertação do País do regime que há longo tempo domina. Nos seus comunicados as Forças Armadas têm apelado à não intervenção das forças policiais com o objectivo de evitar o derramamento de sangue. Embora este desejo se mantenha firme, não se evitará responder, decidida e implacavelmente, a qualquer oposição que se venha a manifestar. Consciente de que interpreta os verdadeiros sentimentos da Nação, o Movimento das Forças Armadas prosseguirá na sua acção libertadora e pede-se à população que se mantenha calma e se recolha às suas residências.
Viva Portugal !
(7h30min - Quinto comunicado do MFA, através do Rádio Clube Português)

40 anos depois...

Numa conversa fluente, com um raciocínio claro no encadeamento dos factos históricos, a “Revolução dos Cravos” como mote, a Guerra Colonial como experiência marcante (Deficiente das Forças Armadas), a disponibilidade e prontidão na resposta às inúmeras questões apresentadas pelos alunos, eis o nosso convidado, Joaquim Gaspar que veio à Biblioteca escolar falar das conquistas alcançadas com o “25 de abril” e o seu percurso para a Liberdade.
Aconteceu no dia 22 de abril, pelas 11:00, estando presentes todas as turmas do 6º ano. Opção, por ser conteúdo programático na disciplina de História e Geografia de Portugal desse ano de escolaridade.
Inaugurada também, uma exposição com variados documentos sobre tão importante acontecimento do nosso passado recente. O material exposto é pertença da Professora Sara Laranjo e a ela agradecemos reconhecidamente.
Ao nosso palestrante, um sincero bem haja pela significativa lição com que nos presenteou, certos que é com a força destes parceiros culturais que se traça o rumo para o Conhecimento (pleno e diversificado nas várias áreas do Saber).
Ainda um muito obrigado ao Avô da Catarina, Sr. Martinho, ex-combatente na Guiné, também ele uma vítima da Guerra travada em África e que fez questão em estar presente na sessão promovida pela nossa Biblioteca “ À Conversa com…”

Viva o 25 de abril
Viva a Democracia
Viva Portugal!

Noémia Mª Machado Lopes (Professora Bibliotecária)



Related Posts with Thumbnails