14 outubro, 2009

Acção de Formação: “O Fantástico Poder da Leitura”

“Saber ler – uma necessidade de todos, uma prática de durabilidade perene e obrigatória. Uma questão cívica”.

Foi no pretérito dia 02 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede que as Professoras Bibliotecárias da nosso Agrupamento, Noémia Maria M. Lopes e Maria Ivone Saraiva participaram neste curso que foi intenso e teve uma vertente teórico-prática.
O formador, Professor Rui Pires Marques Veloso, desenvolveu a sua apresentação em permanente reflexão com os formandos na capitalização dos seus saberes e experiência e na necessidade de se optar por práticas sustentadas pela investigação científica mais recente.

Objectivos desta Acção:
• Dominar técnicas de sedução para a leitura
• Compreender o peso do imaginário na personalidade do indivíduo
• Aprofundar actividades de animação de leitura
• Saber estabelecer pontes para a conquista do livro
• Potencializar a oferta das bibliotecas junto de crianças e jovens

Rui Pires Marques Veloso é mestre em Literatura Portuguesa Contemporânea, na especialidade de Literatura Infantil.
Iniciou a sua actividade docente em 1967, tendo dedicado cerca de trinta anos à formação de professores e à docência e investigação nos domínios da Língua Portuguesa e da Literatura Infantil. É neste momento professor aposentado da Escola Superior de Educação de Coimbra, a cujos órgãos de gestão pertenceu.
Mantém a colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, continua a participar em congressos, a realizar conferências em Portugal e no estrangeiro e a publicar numerosos artigos no âmbito da literatura infantil. Em 1993 é admitido, como membro efectivo, na IRSCL (International Research Society for Children’s Literature). Publicou, em 1994, A Obra de Aquilino Ribeiro para Crianças – Imaginário e Escrita (Prémio literário João de Deus Ramos). É co-fundador da APPLIJ (Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil / Secção Portuguesa do IBBY) e do TEATRÃO – Teatro para a Infância de Coimbra.

Related Posts with Thumbnails