04 maio, 2012

Palestra: Histórias e Infusões (o poder curativo das plantas)

Dia 26 de abril | Por José Craveiro



+ Saúde, o nome da atividade que decorreu na semana de 23 a 27 de abril e que abrangeu três escolas  do Agrupamento: Escolas Básicas nº 2 de Vilarinho do Bairro e Anadia e Secundária de Anadia.
Na consecução de um trabalho articulado, a nossa Biblioteca associou-se ao Projeto Educação para a Saúde e participou na organização da palestra e da prova de infusões que se seguiu. E não faltaram as bolachas amanteigadas, produção caseira da nossa cozinha, saídas das mãos de algumas das assistentes operacionais da Escola.
Alecrim, verbena, malva, erva cavalinha, funcho, carqueja, folha de laranjeira, urtiga....Tantas e tantas outras plantas mencionadas, com o poder de fazer curar! Estes tratamentos baseiam-se na “farmacopeia” da tradição popular e foram brilhantemente apresentadas pelo orador da palestra, José Craveiro, nosso velho Amigo e colaborador noutras jornadas de trabalho (contador de histórias e cantador de modas antigas).
Transmitiram-se ensinamentos, esclareceram-se dúvidas, respondeu-se a perguntas e observou-se ao vivo o “herbário” exposto sobre a secretária da Biblioteca. A palavra escrita também esteve à disposição de todos os presentes, a partir de livros selecionados pela Biblioteca.

+ Saúde = a + Cultura

Em favor do Conhecimento.

Noémia M. Lopes (Profª - Bibliotecária)
Related Posts with Thumbnails