27 março, 2013

Semana da Leitura 2013 | Maré alta de 11 a 15 de março na nossa Biblioteca!



2ª feira, dia 11
Contámos com a presença do Biólogo Marinho Doutor José Xavier, que veio pela segunda vez à escola falar das suas experiências científicas na Antártida e explorar o livro “Uma Aventura no Alto Mar” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. As escritoras recorreram aos ensinamentos deste ilustre cientista para criarem o nº 50 da coleção “Uma Aventura”.
José Xavier comunicou e cativou as turmas de 7º ano, colaborando com o Grupo Disciplinar de Geografia que se integrou no “Ano Polar Internacional”, sensibilizando os alunos para a problemática da Antártida.  Como retribuição pela  boa vontade, a oferta de um quadro com fotos da sua a primeira visita.
Da Biblioteca até à Antártida, apenas um pequeno passo na imaginação de cada um de nós!
Assim começou a nossa viagem num mar de leituras!...

Breve Apontamento curricular:
José Xavier, Doutorado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), atualmente Investigador do Instituto do Mar (Universidade de Coimbra) e também Investigador convidado da “British Antarctic Survey”. Colabora com Investigadores de mais de 20 países. Foi um dos principais responsáveis do nosso país pela implementação de um programa científico e educacional no “Ano Polar Internacional”, por esforços institucionais para Portugal assinar o Tratado da Antártida. José Xavier faz investigação na Antártida desde 1997. Representante de Portugal em vários comités da “Scientific Committee for Antarctic Research” (SCAR), também membro dos programas internacionais ICED “Integrating Climate and Ecosystem Dynamics in the Southern Ocean” e CAML “Census of Antarctic Marine Life”, fazendo parte da “Scientific Committee” do ICED. As suas áreas principais de investigação abrangem o comportamento de predadores de topo (pinguins, albatrozes e focas) no Oceano Antártico tendo em conta as alterações climáticas. Soma numerosas publicações científicas em periódicos internacionais de grande impacto. O seu último trabalho, o livro "Cephalopod Beak Guide of the Southern Ocean", Xavier & Cherel – 2009, foi considerado como o maior contributo na sua área de investigação nos últimos 20 anos. Galardoado com o prémio internacional “Marta T. Muse”, no valor de 100 000 dólares, pela obra de excelência  científica e política na Antártida em 2011.

Related Posts with Thumbnails