05 maio, 2009

António Paiva, um Escritor de Palavras Poéticas



“Ainda ninguém disse claramente qual o caminho a seguir na encruzilhada da existência. Escrever pode não ser a resposta aceitável, mas é, pelo menos, mais um caminho”.
Do livro, Pedaços de Vida e Fantasia

Acordar, despertar, contemplar, sentir, brotar, emergir, despontar, espelhar, elevar-se.

São estes os verbos que melhor associam António Paiva ao dom da palavra escrita. Se acordou tarde para a publicação dos seus textos, o seu primeiro livro só nos foi dado a conhecer em finais de Agosto de 2006, despertou cedo para a essência de que é feita a alma de um poeta, o Amor.
O Amor por tudo aquilo que pode ser contemplado, revela-se na sua expressão poética onde faz brotar palavras de rara sensibilidade que emergem em frases de verdadeira beleza.

“pendurado nas tranças do luar. esperou-a até ao amanhecer. (…)
Do livro, Janela do Pensamento

“e quando as palavras
bebem no limbo, a sede morre”
Do livro, Navegando nas Palavras

Metáforas que despontam em riqueza de grande estilo literário.

Nasceu em Santo André, Vila Nova de Poiares, uma Vila situada entre a Serra da Lousã e o Rio Mondego. Cresceu na aldeia de Travasso, Concelho de Penacova. Uma aldeia isolada na época. A estrada que a servia terminava nela própria, sem ligação à sede do Concelho. Por lá estudou e pastoreou até à idade de 18 anos….

“de uvas, sabes que gosto
das maçãs guardas as sementes
as manhãs acordam orvalhadas
trazes-me sorridente o Outono num cesto”
Do livro, Navegando nas Palavras

“Dizem os especialistas que as palavras continuam a nascer nos campos, sendo essa a razão de elas serem verdes.”

“ Eu, jardineiro, aqueço um beijo num raio de luz do sol do amor partilhado e planto-o em ti.”
Do livro, Pedaços de Vida e Fantasia

...a partir daí foi para a cidade de Coimbra, onde prosseguiu estudos e iniciou a sua vida profissional. No ano de 2000 decidiu rumar à bela ilha da Madeira, onde reside actualmente.

“Na ilha o ninho de aromas florescendo. o rosto permanece imóvel. aguarda serenamente o beijo da maresia. imutável o segredo dos lábios. na noite voz rouca de tanto querer. clama exausta o libertar do amanhecer.”
Do livro, Janela do Pensamento

“os meus ouvidos são búzios
onde o mar esconde o rumor das suas ondas”
Do livro, Navegando nas Palavras

“o meu corpo mede o nível das águas”
Do livro, Pedaços de Vida e Fantasia

E é nessa dualidade mar-terra, que se espelham as suas emoções:

“Soubesse eu incendiar marés e chorar lava sem secar o tempo. Ficaria acesso na tua noite o tempo todo. Nos teus olhos nasceriam campos de trigo. Onde tu me colherias grão a grão. Matando a tua fome de mim. Aconchegando o celeiro do teu corpo.”
Do livro, Pedaços de Vida e Fantasia

“Juntando as Letras”, “Janela do Pensamento”, “Navegando nas Palavras”, “Pedaços de Vida e Fantasia”. De Agosto de 2006 a Abril de 2009, um tempo breve mas não tardio para nos abrir à sua escrita.
Também um poeta de causas. Os seus livros angariam fundos para instituições que apoiam e acolhem crianças carenciadas e em risco – Aldeias de Crianças SOS de Portugal, Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Núcleo Regional da Madeira e Ajuda de Berço, AMI e Rotary Club do Funchal.



O autor conta já com um considerável número de escolas visitadas, no Continente e na Ilha da Madeira. Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, junto dos mais jovens, têm-lhe proporcionado dos mais gratificantes momentos na sua vida, quer como homem, quer como escritor.

Foi, pois, neste sentido e dizendo sim a uma solicitação por nós feita, que visitou a nossa Biblioteca no passado dia 29 de Abril, onde se fez ouvir e respondeu às questões colocadas pelos alunos e professores presentes no “Encontro com o Escritor”.

O nosso muito sincero Obrigado!

António Paiva eleva-se, assim, ao grupo dos escolhidos pela sua inspiração poética que nos arrebata para um mundo de puro sentido estético, onde a organização das palavras com os sentimentos domina a escrita e nos escraviza pelo poder dos seus textos.

Noémia Maria (Coordenadora da BE)
Related Posts with Thumbnails