20 outubro, 2011

Dia Mundial da Alimentação | V Mostra de Sopas - 17 outubro



Sopas, caldos, canjas, cremes. De legumes, de peixe, de castanha, com massa, com ovos, com carne, com pão. Sopas, sopas, muitas sopas, tendo como objetivo comemorar o Dia Mundial da Alimentação, fomentar a adoção de comportamentos e hábitos alimentares saudáveis, sensibilizar a comunidade educativa para a sua importância na alimentação quotidiana, promover a recuperação do seu uso nos hábitos alimentares das famílias, promover o envolvimento dos pais no Projeto para a Saúde. (Fonte da citação: cartaz do “Projeto Educação para a Saúde”)
Assim se cumpriu a “V mostra de sopas” na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, “II mostra de sopas” a nível de agrupamento, realizando-se esta atividade simultaneamente nas Escolas, Básica nº 2 e Secundária de Anadia.
As turmas apresentaram sopas, confecionadas pelos encarregados de educação e servidas por eles próprios. Nalguns casos foram o alunos que se encarregaram do “serviço de mesa” e os melhores divulgadores deste alimento tão saudável:
“- Venha cá, não quer comer desta? É muito boa!!!!”.
Panelas de todos os tamanhos, sopas de todo o género (para variados gostos), muitos “clientes”, uma hora de almoço, entre as 12.30 e as 14 horas, muito movimentada e a nossa Biblioteca presente, numa renovação anual, este ano a representar os sabores regionais – Alentejo, com sopa de tomate, aromatizada com coentros e salpicada com uma pitadinha de pimenta moída na hora.
De sua autoria, marcadores com frases (conselhos alimentares) extraídos de livros do fundo documental, desdobrável com receitas alentejanas, região onde o tomate é rei, e uma pequena exposição com cerâmica tradicional.

E para o próximo ano? Esperem para ver!.....

Noémia M. Lopes (Profª-Bibliotecária)

Related Posts with Thumbnails