16 março, 2010

Quinzena da Leitura e Dramatizações na Biblioteca

Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro
6ª Feira, 12 de Março
“A Semana da Leitura destina-se a criar na escola um ambiente particularmente festivo à volta dos livros que reforce a adesão dos alunos e o desejo de ler mais.” (Plano Nacional de Leitura)

Pois é! Leram e representaram… os nossos alunos do 5º e 6º Ano.



O 6º C dramatizou o 2º capítulo do “Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Um Encarregado de Educação desenhou o cenário, o jardim com a estátua do Rapaz de Bronze e a Professora de Educação Visual pintou-o. O mesmo Encarregado de Educação também esculpiu em esferovite, a figura do Rapaz de Bronze. Esta pequena representação misturou o teatro de fantoches com o teatro de figuras reais.
Ficou a promessa de no final do ano lectivo estarem dramatizados os restantes capítulos de “O Rapaz de Bronze”. Estamos à espera!...

O 5º C apresentou o "Jogo de Adivinhas", que consistiu na distribuição de cartões com as soluções das adivinhas, a leitura das mesmas por um grupo de alunos e a resposta a ter que ser dada em voz alta, pelo possuidor do cartão correspondente. Por fim todos os cartões foram metidos num panelão, “enfarruscado” como mandam as histórias fantásticas e mexidos por uma encantadora “bruxinha”, que os transformou em… pacotes de bolachas. Todos partilharam da magia, tendo comido uma bolachinha…
Foi ainda lido um poema de Luísa Ducla Soares por um colectivo de alunos.



O 6º B dramatizou um excerto do livro “Pânico nos Himalaias” de Geronimo Stilton. Os alunos criaram o seu próprio fantocheiro e também as figuras que faziam parte do guião. Não faltou a sugestão da neve, conseguida por montes de algodão!…

O 6ªA desempenhou o excerto do Ciclope Polifemo, que faz parte do livro “Ulisses” de Maria Alberta Meneres…aterrador!...Ui!.....

Por fim ouviu-se ler “O Tonecas e as Palavras”, do livro “As Lições do Tonecas” de José Oliveira Cosme. Fizeram a leitura dramatizada um aluno e a sua professora de Língua Portuguesa. Todos se riram com os trocadilhos deste exemplar aluno, que só sabe meter os pés pelas mãos.

Estão todos de parabéns, alunos e professoras de Língua Portuguesa, pelo seu empenho e desempenho!

Noémia M. Lopes (Profª Bibliotecária)
Related Posts with Thumbnails