25 janeiro, 2007

A Nossa Biblioteca

Ei-la de cara lavada e roupa nova, a nossa Biblioteca. Pintada de amarelo claro (tom silencioso), o nome adequa-se à forma como lá devemos permanecer. Eis que surge também com mobiliário e equipamento renovado, bonito e funcional: mesas de pinho, cadeiras estofadas, estantes abertas para permitir o livre acesso aos documentos, sofás, caixa-álbum para Banda Desenhada, expositores para periódicos (jornais e revistas) para DVDs e CDs-áudio.
Quem quiser ouvir música, passa a dispor de leitores de CDs e auscultadores, o mesmo se passando em relação aos filmes: dois monitores na Biblioteca, apenas dois alunos para cada um deles e só com auscultadores.
Continua a existir recurso à Internet e os computadores a utilizar, exclusivamente para a realização de trabalhos escolares.
Não julgues que foram os professores que estabeleceram estas “leis”! Elas fazem parte da política da “Rede das Bibliotecas Escolares” da qual fazemos parte desde 2006. Sim, há dois anos candidatámo-nos a este projecto com um plano de dinamização para a Biblioteca, o preenchimento de muitos formulários, e o trabalho de alguns elementos da escola, muito empenhados e dinâmicos na tarefa de se vir a integrar a “Rede”. Ganhámos em boa hora, pois passámos a ter uma Biblioteca mais moderna e renovada.
Os espaços estão organizados em áreas: de leitura informal; de pesquisa e trabalho; de multimédia; de audiovisual e de jogos.
Os livros e restantes materiais podem ser consultados livremente e continua a haver empréstimo domiciliário.
Adquiriram-se mais de 300 novos livros, cerca de 80 títulos de filmes e cassetes–áudio e passámos a ser assinantes do jornal “Público” e das revistas “Visão Júnior”, “Super Interessante” e “National Geographic”.
Existem livros para todas os temas e gostos . Eis apenas alguns exemplos: “ Dicionário de Números Curiosos e Interessantes”; “Adolescentes Somos Nós”; “As Religiões Explicadas aos Jovens e aos Outros”; “Direitos da Criança”; “Física Divertida”; “Portugal Animal”; “Jogos de Todo o Mundo”; “Bando dos Quatro”; Triângulo Jota”; “Ásterix”; “Teodora”,”Diário de Sofia” “Diário de Mariana”, etc, etc…
Filmes para não esquecer: “Momentos de Glória”; “A Missão”; “Shrek”; “A Idade do Gelo”; “Uma Mente Brilhante”; “Harry Potter”…
Sons imortais: “Mozart”; Beethoven; ”Rio Grande”; D’Zrt”, “Adriana Partimpim”, etc, etc…
No 1º Período a Equipa da Biblioteca Escolar dinamizou os concursos “Nome para a Mascote” e “Postal de Natal”, divulgou um autor e a sua obra (existente na Biblioteca) Sophia de Mello Breyner Andersen e todas as semanas tivemos um texto temático ou alusivo a uma efeméride.
Adquiriu-se ainda o novo fundo documental (livros e material não–livro), registou-se tudo o que existe na Biblioteca (livros antigos e novos), dispôs-se o mobiliário e o equipamento, colaborou-se na realização do Jornal da Escola e fez-se o “Guia de Utilizador” e marcadores para livros.

…Contamos contigo:
… vem ler um livro…
… ouvir música…
…ver um filme…
… pesquisar…
…estudar…
…………………………. Aprender



* Man With Book Parachute - Ilustração de Dave Cutler/Images.com

Related Posts with Thumbnails