05 janeiro, 2010

“Hora do Conto” especial na Biblioteca Escolar de Sangalhos

No âmbito da dinamização da Biblioteca Escolar de Sangalhos sediada na EB1 de Sangalhos/Cruzeiro, a Professora Bibliotecária Maria Ivone Saraiva tem exercido a sua acção essencialmente entre a “Articulação Curricular” e a “Hora do Conto”, quer com as Senhoras Educadoras, quer com as Senhoras Professoras das EB1’s de Sangalhos e da Pista.
Neste primeiro período, têm sido levadas a cabo actividades muito profícuas para os discentes, assim como muito gratificantes para as docentes envolvidas, já que a planificação preparada antecipadamente em conjunto tem em vista a melhoria da qualidade das aprendizagens desses alunos.
Para além do enriquecimento dos conteúdos leccionados nos quatro anos de escolaridade e de a “Hora do Conto”/ “Leitura Recreativa” a decorrer, de quando em quando, com apoios informáticos, tão predilectos de todos, a Biblioteca Escolar (B.E.) já se revestiu de particular animação ao assinalar algumas efemérides contidas no Plano Anual de Actividades do Agrupamento. Nessa conformidade, a Professora Bibliotecária envolve na sua actividade aproximadamente cento e cinquenta (150) crianças e oito (8) docentes.
De facto, revestiram–se de êxito, devido ao envolvimento dos alunos, iniciativas tais com a decoração outonal da B.E. ou a produção de marcadores de Livros.
Igualmente especial foi o transacto dia 09 de Dezembro, data em que os alunos do Jardim-de-infância e das EB1's de Sangalhos e da Pista receberam uma visita-surpresa, qual presente de Natal...
À “Hora do Conto", a Professora Bibliotecária, Maria Ivone Saraiva, compareceu como habitualmente, mas sem o computador portátil e o data show, recursos normalmente utilizados como suporte às actividades!
Dessa vez, fez-se acompanhar pela Teresa, Técnica da Biblioteca Municipal de Anadia, uma excelente contadora de histórias, que, por sua vez, se fez acompanhar de maletas fantásticas repletas de IMAGINAÇÃO e CRIATIVIDADE, ORIGINALIDADE e SEDUÇÃO...
Arrebatou todos os pequeninos ouvintes! De tal forma captou a atenção e o interesse de todos que estes nem queriam sair no final da sessão! Antes pelo contrário, rodearam a Teresa com mimos e atenções, afinal de contas, à sua maneira muito própria, demonstraram o quanto haviam gostado dessa actividade em que tinham acabado de participar.
No final, com chave de ouro, foi marcado novo encontro para o 2º Período. Desde já contamos com a sua presença, ansiamos pelo seu regresso e sonhamos com novas viagens mágicas nas asas das suas palavras.
Por fim, de realçar que estas dinâmicas têm usufruído da prestimosa articulação com a Biblioteca Municipal de Anadia e com a sua Directora, Dr.ª Sónia Almeida.
Related Posts with Thumbnails