01 abril, 2010

Concurso Literário “Ler & Aprender”

Biblioteca Municipal de Anadia


Joana Pereira Moniz, aluna do 7ºB, foi a finalista representante da nossa escola, na categoria de 3º CEB – produção de um texto pertencente ao género narrativo (sub-género conto). Joana Pereira Moniz gosta de escrever e de inventar histórias. Concorreu com dois contos, mas foi o “Segredo da Amêndoa” que teve a melhor apreciação por parte do júri.
Da Biblioteca Municipal de Anadia partiu a iniciativa de lançar este Concurso, enquadrado no Projecto de Promoção do Livro e da Leitura, traçado para as Escolas do Município e em articulação com a Rede de Bibliotecas de Anadia, à qual nós pertencemos. Dando cumprimento ao seu Plano de Actividades para 2009/2010, os alunos do 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário puderam e poderão participar neste concurso, dividido em três fases e por três géneros literários: género narrativo (conto), que decorreu durante o 1º Período; género lírico, a decorrer no 2º Período e género dramático no 3º Período.
A Joana participou, e foi seleccionada como uma das melhores entre tantos. Porém, não devemos esquecer as outras alunas da nossa escola, que também concorreram: Sabrina Costa, Ana Elisa Santos e Cátia Amorim. As quatro apresentaram textos com muita originalidade, obedecendo aos critérios de avaliação impostos no regulamento: criatividade e correcção na linguagem utilizada. Estão todas de parabéns!
A distinção dos vencedores realizou-se no sábado, dia 20 de Março e constou de uma cerimónia que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Anadia. Presentes, imensos jovens e seus professores, além da Bibliotecária, Drª Sónia Almeida e do Presidente da Câmara Litério Marques, que falaram para uma sala apinhada e muito interessada em saber os resultados do concurso. “Possivelmente nunca se leu tanto como hoje em dia. As constantes pesquisas na Internet e as novas tecnologias, de uma forma geral, a isso levam. O problema é que os textos literários são cada vez menos procurados”, alertou aquela. Já o Presidente do Município, que encerrou a cerimónia, admitiu que a autarquia “acabou por ser feliz” na promoção desta iniciativa, referindo “a capacidade de mobilização de todos os envolvidos. As escolas têm sabido responder aos nossos desafios. E nós aos das escolas”.
A Joana foi chamada de entre o público onde se encontrava, a receber um diploma de honra, por ser uma das alunas finalistas. Todas nós, Professora de Língua Portuguesa, Professora Bibliotecária e a Coordenadora do Departamento de Línguas, que esteve presente na entrega de prémios, se sentem muito orgulhosas pelo mérito e distinção que lhe foram atribuídos. Fonte, “Região Bairradina” de 24 de Março de 2010. Noémia M. Lopes (Profª Bibliotecária)
Related Posts with Thumbnails