20 outubro, 2008

Sopa, tranca do estômago!

Dia Mundial da Alimentação
16 de Outubro 2008



2ª Mostra de Sopas
Projecto Educação para a Saúde

Boca calada faz boa sopa, mas vou começar por abri-la para falar da “Prima Donna” do Dia Mundial da Alimentação, que foi cabeça de cartaz na nossa escola no passado dia 16 de Outubro – a sopa.

E havia-as para todos os gostos, a cada boca uma sopa - de legumes, de peixe, de massa, de carne, passada, inteira, cremosa, cheirosa, apaladada, de feijão, de batata, com cenoura, com couve, grossa, fina, forte…e, como palavras não engordam sopas, não vou perder mais tempo em descrições, pois quem lá esteve e provou um pouco de todas, poderá confirmar como elas eram deliciosas e estavam bem confeccionadas!

Muitos cozinheiros estragam a sopa, neste caso o ditado errou porque, realmente, os cozinheiros(as) e foram muitos – encarregados(as) de educação e directores(as) de turma deram a provar a toda a Comunidade Educativa um dos melhores alimentos da gastronomia portuguesa e de modo nenhum a estragaram, antes pelo contrário, valorizaram-na ao divulgá-la como o alimento número um do dia.

Também a Biblioteca quis meter a sua colher na sopa e pôs a panela ao lume para estar representada no evento. Produziu marcadores* onde estavam escritas algumas curiosidades históricas sobre as sopas do mundo e extractos da obra literária de Eça de Queirós, onde este faz referência à sopa. Também esteve de concha na mão, avental e barrete de cozinheiro, a servir a sua sopa, Bibliosopa, que foi muito apreciada!

E como Tal é o pão, tal é a sopa, podemos concluir que o nosso trabalho em prol da Cultura e dos Valores Tradicionais nunca será em vão, pois “amassamos e cozemos” o pão, “cozinhamos” a sopa e damo-las a provar.

Está ao vosso agrado? Então bom apetite!
--
*marcadores (alguns exemplares): ver aqui: pdf
Related Posts with Thumbnails