29 abril, 2015

Concursos de Leitura

Para não perder o hábito e também o ritmo, a nossa Biblioteca continua a participar nos concursos de leitura promovidos pela Rede de Bibliotecas de Anadia (RBA) e pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) – 2ª Edição
É uma iniciativa de âmbito intermunicipal, organizada pela Rede de Bibliotecas da Região de Aveiro, que visa promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências de leitura nos jovens, durante o seu percurso escolar (do 1º Ciclo de Ensino Básico ao Ensino Secundário).
A prova de seleção na Biblioteca Escolar decorreu nos dias 14 de janeiro (3º ciclo) e 25 de fevereiro (2º ciclo). Foram apurados para a 2ª fase, (fase municipal) os  seguintes alunos:
2º ciclo:
  • Sara Capela (5º ano)
  • Rúben da Silva (5º ano)
  • Joana Cruz (6º ano)
3º ciclo
  • Beatriz Coelho (8º ano)
  • Fernanda  Henriques (8º ano)
  • Jéssica Gomes (8º ano)
Os alunos tiveram que ler e preparar as obras: “Silka”, de Ilse Losa (2º ciclo) e “Dentes de Rato”, de Agustina Bessa-Luís (3º ciclo).
No dia 18 de março prestaram provas na Biblioteca Municipal de Anadia, tendo sido apurada para a prova oral, que se realizou no Cine-Teatro de Anadia, no dia  10 de abril, a aluna Sara Capela.
A fase oral e pública decorreu em ar festivo e os participantes tiveram que ler um excerto da obra tratada e responder às perguntas feitas pelos elementos de um Júri.
A Fase Intermunicipal irá terá lugar a 30 de maio, em Ílhavo.

Concurso Nacional de Leitura (CNL) – 9ª Edição
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do PNL promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que propõe um desafio às competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário das escolas públicas, privadas e EPE. O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano letivo, e culmina numa Final Nacional em que são apurados os vencedores em cada um dos níveis de ensino.
A prova de seleção na Biblioteca Escolar decorreu no dia 14 de janeiro, tendo sido apurados para a fase distrital, os alunos:
  • Maria Neves (8º ano)
  • Nelson Oliveira (8º ano)
  • Ema Fadiga (9º ano)
A 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura (fase distrital) decorreu em Albergaria-a-Velha no dia 16 de abril, na Incubadora de Empresas e no  Cineteatro Alba.
O distrito de Aveiro esteve representado por 254 alunos de  61 escolas, que foram acompanhados por cerca de 100 professores. Num primeiro momento (prova escrita) participaram todos os alunos onde foram apurados 5 alunos do 3º ciclo e 5 alunos do secundário. O segundo momento constou de uma prova- espetáculo.
As obras lidas e a partir das quais os alunos do 3º ciclo demonstraram os seus conhecimentos foram: O Senhor Henri, de Gonçalo M. Tavares, e de O Estranhão de Álvaro Magalhães.
Enquanto decorreu a correção dos testes, os alunos tiveram um almoço convívio,  seguido de uma  visita a “[Re]Conhecer Albergaria-a-Velha”,  Mostra de Oferta Educativa e Formativa que estava a decorrer no Pavilhão Municipal.
A todos os participantes destes tão significativos concursos de leitura, a Biblioteca Escolar agradece a colaboração  e o empenho, felicitando muito em particular os alunos selecionados!

Noémia M. Lopes (Professora Bibliotecária)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails