26 março, 2013

Semana da Leitura | Notícia "Região Bairradina"





Vilarinho do Bairro: Escola Básica promove Semana da Leitura 

A Biblioteca da Escola Básica de Vilarinho do Bairro levou a efeito, entre os dias 11 e 15 de Março, a Semana da Leitura subordinada ao tema “O Mar”, tendo-se realizado um conjunto de actividades que envolveu toda a comunidade escolar. O objectivo desta Semana foi essencialmente incentivar a leitura; promover hábitos de leitura; promover o contacto com o livro e autores portugueses; realizar trabalho colaborativo com os departamentos curriculares; valorizar a leitura expressiva; promover o concurso de leitura expressiva; promover a leitura em diferentes formatos; desenvolver o gosto pelos jogos educativos; reforçar as relações na Comunidade Educativa; bem como desenvolver o sentido estético e artístico.
Foram várias as actividades desenvolvidas ao longo da semana. De salientar o encontro com o Biólogo Marinho, José Xavier, que explorou com os alunos o livro “Uma Aventura no Alto Mar”, onde salientou a importância da leitura para a aquisição de conhecimentos, tendo afirmado que “ler é viajar, sem sem sair do lugar. A leitura transporta-nos para outros sítios”.
José Xavier falou ainda um pouco do seu trabalho de investigação que está a realizar na Antártida.
De referir ainda o encontro com a escritora Eugénia Lopes Silva, tendo-se explorado o livro “Maria e a Magia das Rosas”. Tiveram ainda lugar alguns jogos educativos e um concurso Biblioleitura.
Durante toda a semana esteve patente uma exposição sobre a temática do “Mar”, onde estiveram expostos obras do fundo documental da Biblioteca Escolar; fotos sobre o mar e outros materiais ligados ao mar. (Região Bairradina, 2013-03-22)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails