01 fevereiro, 2013

Visita da Drª Teresa Calçada às Bibliotecas do nosso Agrupamento















No dia 30 de Janeiro, o Agrupamento de Escolas de Anadia teve a honra de receber a visita da Drª Teresa Calçada, Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.
Tendo começado pela Biblioteca do Centro Escolar de Arcos, passou de seguida pela Biblioteca Municipal de Anadia e terminou a visita ao nosso Concelho, na Biblioteca da Escola Secundária de Anadia. Estiveram presentes na recepção as três Professoras Bibliotecárias do agrupamento, o seu Director, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares,  a Vereadora da Educação, a Directora da Biblioteca Municipal, o Coordenador do Centro Escolar, a Professora responsável pela Biblioteca do Colégio de Nossa Senhora da Assunção e a respectiva Directora Pedagógica. A presença das duas  representantes desta instituição particular de ensino, deve-se ao apoio concedido pela Rede (RBE), aos colégios privados com contrato de associação com o Ministério da Educação.

Teresa Calçada é licenciada em Filosofia pela Faculdade  de Letras da Universidade de Lisboa, Técnica do Instituto Português do Livro de 1982 a 2007, onde integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, até 1996. Membro do grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Coordenadora do Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação, desde 1996 é também Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura.

Actualmente existem mais de duas mil bibliotecas escolares, do ensino básico ao secundário, que contam com um espaço vivo, multifacetado, que para além do livro  pasaram a ter outras formas de informação e de comunicação. “Continua a haver livros, mas eles coabitam com redes de informação e conhecimento. As bibliotecas do século XXI são espaços multimédia, centros pedagógicos de incentivo à leitura, possível através de diferentes recursos. O ambiente não é semelhante ao de uma sala de aula, mas fazem das bibliotecas um espaço fundamental na relação aluno-professor. Somos mutantes nesta geração digital, mas os nossos alunos não. Por isso, temos de adoptar uma atitude pegagógica que acompanhe a aprendizagem. É preciso contrariar a ideia de que as bibliotecas são um sítio cinzento e (demasiado) silencioso: Se não forem úteis, as bibliotecas deixam de ser precisas.”

Esta, a mensagem, deixada por Teresa Calçada nas inúmeras visitas que tem realizado às bibliotecas escolares do nosso país.

Noémia Maria Machado Lopes (Profª Bibliotecária)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails