07 julho, 2010

Comemorações do II Aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia

Sábado. 03 de Julho de 2010


A festa começou com a distinção dos leitores mais assíduos daquela, que desde o seu primeiro dia de vida, se assumiu “como um pólo de cultura e de promoção do livro e da leitura”. Estas palavras copiei-as do marcador de livros, que me foi oferecido da parte da manhã, quando assisti à cerimónia de entrega de diplomas aos melhores leitores, da “pequenina” (já nasceu grande) que festejava o seu 2º aniversário.
A Biblioteca certificou e conferiu o seu reconhecimento aos melhores e também chamou a nossa “gente”: educadoras de Samel, de Vilarinho, Pista (Jardim de Infância e 1º Ciclo), por muito requisitarem o BiblioEscola, carregadinho de coisas boas…para ler!
No Cineteatro de Anadia, eram 21h30m, a festa continuou com as escolas parceiras da Rede Concelhia de Bibliotecas, a mostrar aquilo que valiam (ou valeram) ao longo do ano:
Entrega de prémios do concurso de fotografia À procura do eu, à procura de mim, e lá estavam, a nossa Sara Silva, 1º Lugar na categoria 2º e 3º Ciclos e a Beatriz Silva da EB1 de Sangalhos, na categoria de 1º Ciclo.
Também no concurso “Letras da Primavera” tivemos uma candidata a prémio, Melissa Silva e mais três poetas que participaram no concurso “Ler & Aprender” – texto lírico: Fábio Miguéis, Sara Silva e Ruben Ferreira. Subiram os três ao palco….e os aplausos.
Momento alto da noite, os textos dramáticos do concurso “Ler & Aprender” representados pelas “Companhias” de teatro das escolas: Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, Colégio Salesiano de S. João Bosco, Colégio Nossa Senhora da Assunção e Escola Secundária de Anadia. Foi esta a ordem de apresentação. Os mais novos… os nossos alunos. O 6ºA a fazer muito boa figura, nos papéis adaptados da obra literária “Ulisses”, de Maria Alberta Meneres. Era este o elenco: Hugo Pinto, Hugo Tavares, Ivo Gabriel Silva, Vasco Mota, João Carlos Ferreira, Jordan Silva, Dayane Pena, Diogo Carvalho, Cátia Vicente, Cristiana Taipina, Telmo Abrantes e Renato Silva.
As professoras, que encenaram e construíram os cenários, também presentes no espectáculo, a dar o seu apoio: Margarida Moura, Alexandrina Leitão, Alice Almeida, Marily Pereira e Ana Viseu.
Convidada especial, a Directora do nosso Agrupamento, Dulce Abreu e outros professores que também assistiram ao sarau.
Seguiram-se as outras escolas, houve dança contemporânea, música, dramatismo, multimédia, discursos….afectividade, paixão, qualidade e um profundo suspiro de….missão cumprida.
Assim se encerrou um ano repleto de actividades, em parceria com todas nós, as escolas do Concelho de Anadia. Noémia Mª Machado Lopes (Profª Bibliotecária)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails