20 dezembro, 2010

Le Bleuet International – Essars (Pas-de-Calais) | Concurso Internacional de Poesia


A poesia já está em nós quando nascemos, ou “O poeta faz-se aos 10 anos”, parafraseando Maria Alberta Menéres no título de um dos seus livros para jovens?
Perante os resultados do Concurso “Le Bleuet International” e dos prémios atribuídos a cinco alunos de algumas Escolas do Concelho de Anadia, que concorreram na secção “Jovem Esperança” (“Section Jeunesse ESPOIR - de 7 ans à 18 ans, 2010”), diríamos que as duas ideias se complementam. É que a Medalha de Ouro Internacional (Médaille d’Or International) deste concurso de poesia (cuja sede se localiza em Essars na região Nord-Pas-de-Calais, França, e que o promove através da pessoa de Alain Debarge, fundador da Associação Le Bleuet International) foi para Beatriz R. Fernandes. Esta aluna da Escola Básica do 1º Ciclo de Samel obteve a Medalha de Ouro (“Médaille d’Or International - Premier Prix Jury Mention Très Bien”), realçando-se que era a mais nova das participantes, com o poema “As Nossas Mentiras” (Nos Mensonges). Porém, atendendo aos outros premiados, ousaríamos dizer que existe uma alma de poeta dentro de cada um de nós, só sendo necessário despertá-la, daí a pertinência de concursos que estimulem a “veia” destas jovens esperanças. São elas: José Miguel Rebolho, aluno do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Medalha de Ouro (“Médaille d'Or International - 3ème Prix du Jury Mention Bien”) com o poema “Água Reflectida” (Eau Réfléchie); Sara Rodrigues, aluna da Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, Medalha de Ouro (“Médaille d'Or International - 4ème Prix Avec Mention Bleuet”) com o poema “Nos teus Olhos” (Dans tes Yeux); Fábio Miguéis, aluno da Escola Secundária de Anadia, Medalha de Prata (“Médaille d’Argent Internationale - Prix nº1 Bleuet), com o poema “Sonho” (Rêve), e Beatriz Santos, aluna da Escola do 1º Ciclo de Poutena, Medalha de Prata (“Médaille d’Argent Internationale - Prix nº2 Bleuet”), com o poema “Ser Criança” (Être Enfant).
A entrega dos diplomas e das medalhas de mérito foi efectuada pelo Presidente da Associação “Le Bleuet International para Portugal e Espanha”, Dr. José Machado Lopes, no dia 10 de Dezembro, durante a realização da “I Feira Municipal do Livro”, no Centro Cultural de Anadia. Cada aluno recebeu um livro, oferecido pela Direcção do Agrupamento e do Colégio. Estiveram presentes a Senhora Vereadora da Cultura, Drª Rosa Tomás, a Directora da Biblioteca Municipal de Anadia, Drª Sónia Almeida, a Superiora do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Drª Maria Bela Coelho, professores, alunos, pais e público em geral.
Parabéns aos jovens poetas!

Noémia Maria M. Lopes (Profª Bibliotecária – Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails