21 outubro, 2010

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza



No dia 15 de Outubro a Biblioteca Escolar teve o prazer de colaborar nas actividades da Área de Projecto da turma 5ºG, que tem como tema do seu projecto "A Casa dos Caracóis - Um Projecto de Cidadania". Ao longo do ano lectivo, os alunos da turma irão realizar diversas acções no âmbito da solidariedade e cidadania. A primeira foi levada a cabo no mesmo dia em que se realizou a IV edição da Mostra de Sopas, e consistiu na comemoração do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. As actividades culminaram com a celebração do Projecto "Levanta-te Portugal - O Mundo Que Queremos", da responsabilidade da organização Pobreza Zero.

Actividades desenvolvidas:
- Slogans para marcadores;
- Trabalhos para exposição;
- Produção de Faixa e Painel expositivo;
- Distribuição de marcadores de livros no recinto escolar;
- Exibição de uma mostra de vídeos alusivos ao tema (na Biblioteca e no átrio da escola);
- Celebração "Levanta-te Portugal - O Mundo Que Queremos", a que se associou a turma 5ºI e a sua Directora de Turma, Professora Marily Pereira. (Os participantes vestiram t-shirts brancas e ostentaram nos pulsos uma pulseira da mesma cor / Leitura dos "Objectivos do Milénio");
- Registo do evento no site Pobreza Zero.

4 comentários:

Noémia Maria disse...

Ora aí está! Assim é que se "escreve": poucas palavras e muitas acções. Aliás, de conversa fiada já está o mundo cheio e é mais importante agir, passar a mensagem através do concreto. Embora a teoria seja necessária como forma de educar consciências, a forma de exteriorizar essas ideias tem muito mais valor. É que ainda há muitos "iliteratos", "cegos" (ou os que não querem ver)! Porém, o que está frente aos nossos olhos causa maior impacto, nem que seja para "incomodar" certos estilos de vida.
Agradeço aos alunos e às professoras das turmas do 5ºG e do
5ºI, que se envolveram neste projecto, por transmitirem o apelo de solidariedade em "Causa".

Noémia Maria (Profª-Bibliotecária)

Anónimo disse...

Olá Professora Noémia!

Obrigada pelo comentário de apoio e incentivo e, especialmente pela disponibilidade de “abrir” o blogue da biblioteca à divulgação desta acção.
São alunos do 5ºG que estão de parabéns pela primeira de muitas actividades cívicas e solidárias que pensam realizar, com o apoio dos seus professores de Área de Projecto.
O país precisa de cidadãos educados, instruídos, responsáveis, mas também solidários e interventivos e a escola deve ter, também e cada vez mais, um papel formativo na vertente intelectual e humana.
Quero agradecer, em nome da turma do 5ºG, à prof. Marily e à turma do 5ºI que nos apoiou e colaborou na concretização desta acção.
Um beijinho muito especial a cada um dos alunos pela alegria e envolvimento demonstrada.

Profs. De APRJ Alex. Leitão e Pedro Almeida

Anónimo disse...

Está muito giro. Gosto muito do trabalho que o professor Pedro e a professora Alexandrina fizeram.

Ângela disse...

Eu adorei o vídeo!

Related Posts with Thumbnails