04 abril, 2011

Semana da Leitura 2011

21 a 25 de Março



“Era uma vez uma árvore...” “Once there was a tree...” “Il était une fois un arbre...” ”Habia una vez un árbol...”

“que amava um menino.” “and she loved a little boy.” “qui aimat un petit garçon.” “que amaba a un pequeño niño.”

A Árvore Generosa, The Giving Tree, L’Arbre Génereux, El Árbol Generoso de Shel Silverstein

Assim começa este “comovente” livro escrito em 1964 por Shel Silverstein, escritor norte-americano, obra que serviu de tema aglutinador à Semana da Leitura deste ano. “A árvore Generosa” foi lida e trabalhada pelas turmas do 8º ano, em 4 línguas, recontada e ilustrada com o apoio do professor de Educação Visual, António Miranda, semente da Professora Isabel Simões (inglês), cultivada pelas professoras Ana Resende (francês), Margarida Valente (espanhol) e Florbela Lima (Português). Da inspiração de cada turma envolvida saiu obra, à espera de ser exposta, como se se tratasse de uma fita de celuloide. Homenagem à árvore, à floresta, à vida. Também cresceu a poesia, no mural dinamizado pela Professora de Ciências da Natureza, Gina Serafim, a cobrir a parede da entrada da Biblioteca. Os peixes nadaram no rio, as folhas brotaram nos ramos, as gotas tombaram da nuvem e algumas caíram no lago. Um hino à floresta e à água (nos seus dias - 21 e 22 de Março). Biblioleitura, coroa de glória da nossa escola em semana dedicada à leitura(as). Todas as turmas e todas as línguas envolvidas. 31 alunos chegaram à final, por serem os melhores: boa pronúncia, respeito pela pontuação, discurso claro e ritmado, articulação correcta das palavras, expressividade adequada. 18 obras seleccionadas, os excertos copiados, os júris constituídos. Professoras Anabela Santos, Benilde Santos, Ana Resende, Noémia Lopes, Gorete Ramos e Teresa Vasconcelos. Novidade no júri, alunos que tiveram uma das línguas estrangeiras como língua materna e uma aluna do 9º ano com bom aproveitamento a português: Tânia Lopes, Cecília Cadima, Daniel Pereira e Filipa Moreira, a avaliar os colegas.
3ª, 4ª e 6ª dedicadas ao concurso. A malha apertada pelos ouvidos atentos dos elementos do júri, só deixaram passar os melhores dos melhores: Inglês – Luís Santos, 7ºE; Francês - Carina Semedo, 9ºJ; Espanhol – Mauro Pereira, 8ºI; Português: Beatriz Cruz, 5ºH e Diogo Santos, 6ºJ.
5ª feira
, Escola do 1º Ciclo de Sangalhos. O mesmo concurso, o mesmo espírito, o mesmo empenho, desta vez com 12 alunos do 3º e 4º ano a participar e as obras por eles escolhidas, dos “Clássicos Portugueses Contados às Crianças” e publicadas pelo jornal “Sol”. A Professora da Escola Esmeralda Trindade, a Professora – Bibliotecária Noémia Lopes e a Funcionária Helena Almeida tiveram dificuldade em apontar os dois alunos que melhor leram e só o texto de desempate assim o ditou: Diogo Ferreira (3º ano) e Andreia Elias (4º ano).
Grande surpresa! O “Auto da Barca do Inferno” (adaptado para crianças) a ser ensaiado pelos alunos da Professora Isilda Bento. E viva a leitura, à qual o teatro também faz parte!
Na nossa Biblioteca também houve dramatizações de textos com alunos do 5ºH e 5ºG e sua professora de Português, Margarida Moura. A Inês Oliveira chegou mesmo a ler um poema escrito por si. Produziram-se marcadores e projectaram-se vídeos, sobre a “Árvore Generosa” de Shel Silverstein. Do fundo documental da nossa Biblioteca, fez-se uma exposição dedicada ao Ano Internacional das Florestas.

“E a árvore ficou feliz.”

Noémia M. Lopes (Profª - Bibliotecária)
Related Posts with Thumbnails